top of page
  • Foto do escritordevelop-design

Compensado, OSB e Madeira Maciça: Tipos de Madeira. Qual é a diferença?


Como prometi na semana passada, vamos continuar com o tema: " Por que há móveis idênticos com tanta diferença de preço entre eles?" 


Vimos na última postagem as variações entre três dos seis tipos de madeira existentes no mercado: aglomerado, MDP e o MDF. Nesta postagem, vou tratar das outras três variações: 


COMPENSADO - OSB - MADEIRA MACIÇA


Vou confessar que sou muito fã do compensado, por sua resistência e por adequar em receber vários acabamentos que o torna muito bonito. Mas, vamos lá, vou deixar vocês decidirem.


COMPENSADO

Existem dois tipos mais comuns de compensado: 


Multilaminado - mais fácil de encontrar no mercado, que é constituído por lâminas de madeira prensadas, em camadas ímpares e dispostas perpendicularmente, uma sobre a outra, para dar mais resistência e estabilidade à chapa.


Sarrafeado, formado por lâminas de madeira com miolo em madeira maciça sarrafeada, mais recomendado para confecção de portas ou outras partes longas por não empenar com facilidade.

Normalmente proveniente de madeira de reflorestamento, a madeira passa por um processo de cozimento para facilitar o processo de laminação, secagem, sobreposição das lâminas, colagem e prensagem. Possuem grande resistência e está mais próximo da madeira natural do que o MDF e o MDP.


A principal vantagem de se utilizar o compensado é o seu alto nível de força, sua resistência à rachaduras, ao encolhimento e à torção, permitindo fabricação de peças grandes. Se for revestida com lâmina de fórmica, possui uma resistência superficial 10x maior em relação ao MDF. Possuem espessuras que variam de 3 a 35mm nos tamanhos de 210x160cm, 220x110cm e 244x122cm.


Existem compensados oriundos de madeiras diversas porém os mais comuns no mercado são os de pinus e o virola/virolinha, e os compensados navais, que ao invés de receberem cola branca entre as camadas, recebem a cola melamina WBP  que significa “water-boiled proof”, ou traduzindo em miúdos, é  melamina capaz de aguentar água fervente de 4 a 20h mas, é claro, que isso pode variar bastante em função da madeira e do fabricante. 


Para quem for utilizar móveis em locais mais úmidos como banheiro ou cozinha, é altamente recomendável a utilização do compensado naval, se tiver disposição para pagar por isso, caso contrário, o compensado convencional revestido em fórmica resiste bem à estes lugares  se não receberem água diretamente.


OSB

O OSB é um painel estrutural de tiras de madeira orientadas em três camadas perpendiculares, o que faz aumentar a sua resistência e rigidez. Essas tiras são prensadas com resinas aplicadas sob altas temperaturas e que, por suas características, é considerado como um painel estrutural.


É bastante resistente às intempéries e de baixo custo. Muito utilizado na construção civil como tapumes, barracões, formas, confecção de paredes e pisos elevados. Já na decoração, é utilizado em móveis e peças que sugiram rusticidade, devido à sua aparência.


Embora resistente a intempéries, sofre processo de inchamento e altera seu formato se receber água diretamente, portanto, para móveis, cachepôs e outros objetos de decoração não é recomendado que fique em locais abertos, a não ser se for por pouco tempo.


MADEIRA MACIÇA

Como já diz, são as madeiras cortadas a partir da árvore in natura, sem adição de fibras, aglomerados ou resinas para sua compactação. Normalmente são mais resistentes e mais pesados. 


Dependendo da origem e da espécie da árvore, pode ficar ao ar livre, suportando intempéries de chuva e do sol sem sofrer quaisquer deformações, como por exemplo: decks de piscina, móveis de jardim, pergolados, etc. 


Normalmente são utilizadas em ambientes com estilo colonial, rústico ou clássico, mas há quem consiga fazer uma boa decoração mesclando variações de estilos e cores.


A madeira maciça, atualmente, é basicamente proveniente de áreas de reflorestamento, salvo os produtos ilegais que ainda teimam em invadir o mercado, possuem custo mais elevados devido ao tempo de plantio, produção e processamento. São largamente utilizadas em estruturas onde necessitam resistência – peso e variações climáticas – mas também em móveis residenciais e comerciais. 


Os produtos ilegais são mais baratos porque não há investimento em plantio, tempo de espera nem atendem às normas legais dos órgãos de controle. Portanto, se você optar por adquirir uma peça de madeira maciça, certifique-se de que aquele produto é proveniente de áreas legais, com isso, você não estará alimentando o mercado negro e colaborando para o meio ambiente.


Minha opinião particular


Se vocês quiserem mesmo saber minha opinião sincera sobre o que você deve comprar, ai vai:  o que vale mesmo é o que você puder pagar, desde que esteja ciente de todos os prós e contras de cada item que estiver comprando, o que não vale é ser enganado. Claro que se você puder pagar por um produto mais durável e mais resistente, é o ideal e você já tem todas as informações necessárias, neste post e no da semana passada, para saber exatamente o que está comprando.


Importante seguir algumas regrinhas para não se arrepender depois:


  • Saber se a madeira que você optou é adequada ao ambiente escolhido, se não for, aguarde um pouco mais até poder comprar o mais indicado, ou não ficará feliz depois e terá jogado o seu dinheiro fora;

  • Verifique se o tamanho é adequado ao seu espaço, se suporta o peso, se não obstrui a passagem e a partir dai você poderá fazer a melhor escolha;

  • Procure se informar qual é o material utilizado na peça ou no móvel que você está adquirindo. Você pode estar achando que encontrou uma oferta incrível mas, na verdade, está levando um produto de baixa qualidade por um preço que na verdade não é sequer justo em comparação a outros fabricantes com preço similar ou um pouco mais caro com qualidade superior. Na maioria das vezes é melhor pagar um pouquinho a mais por uma qualidade melhor do que fazer uma falsa economia;

  • Se você gosta de móveis coloridos, não vale a pena comprar em madeira maciça. O bacana da madeira maciça é poder assumir a cor natural da peça. Esse é o incrível da madeira natural ou, como se ouve muito, da madeira de lei. Há produtos muito bons, resistentes, que recebem bem tintas e customizações por preços bem mais econômicos do que a madeira maciça;

  • Quando for comprar alguma peça escrita “madeira maciça”, verifique se a peça inteira é de madeira maciça ou apenas revestida por uma lâmina da madeira natural. Isso influencia muito no preço;

  • Eu NUNCA compraria um móvel 100% em MDP, confesso que não costumo comprar nada em MDP. Ele é uma versão melhorada do Aglomerado, sem dúvida, mas ainda é muito frágil em relação a umidade e remontes. Dá até para aceitar quando o fundo de uma cômoda ou fundo de uma gaveta é em MDP mas todo o conjunto, na minha opinião, não rola. Eu prefiro os 100% MDF. São um pouquinho mais caros mas são melhores, sem sombra de dúvida.


AS MADEIRAS QUE UTILIZO

Eu, quando especifico um móvel, uso MDF em 90% das peças e alguns itens em madeira maciça e tenho a preocupação de adquirir madeiras de empresas que atendem as normas ambientais e utilizam de madeiras certificadas. A consciência ambiental não é uma moda que vai passar, muito pelo contrário, vamos ter que administrar nossas vidas, nossos costumes e nossas práticas cada vez mais de acordo com as normas ambientais.


CONCLUSÃO

Bem, espero ter conseguido esclarecer todas as suas dúvidas em relação aos tipos de madeiras e suas aplicações. Assim, ficará um pouco mais fácil de poder escolher o que é melhor para você.


Qualquer dúvida que vocês tenham, estou aqui à disposição para tentar ajudar.


Em meu próximo post, vou explicar melhor os possíveis acabamentos para que você possa saber o que optar para cada ambiente e saber pelo que você está pagando.


Até a próxima!



 

Fotos ilustrativas de bancos de imagens Freepik, Pixabay e Wikipedia

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Autor
76771583_3219700034712932_46281624149179

Produtora, cenógrafa e designer de interior. Gestão de Projetos, assessoria e consultoria.

Rio de Janeiro - RJ.

Visite a loja
 

Veja os ultimos lançamentos e promoções que estão rolando em nossa loja de móveis!

Capa_Loja.jpg
bottom of page